sábado, 16 de julho de 2011

Morte - Humilhante ou Heroica?

   Todos encontramos a morte, no RPG isso acontece mais de uma vez, é inevitavel. Cada um lida com isso a sua maneira, há jogadores que choram a perda da vida de seu personagem (reação um pouco exagerada em minha opinião), outro xingam o mestre até a 15º geração e outros simplesmente dizem: posso fazer outro personagem?

   O ponto de qual vou tratar aqui não é exatamente como os jogadores reagem ao seu personagem morrer, mas sim da maneira que um personagem morre, e como isso pode ser humilhante para o jogador ou como pode faze-lo até mesmo se orgulhar da morte do seu tão amado PJ.

   Eu tenho uma teoria, bem...não sei se seria uma teoria original ou algo assim, mas vou chama-la assim. Vou separar a morte de um personagem em duas maneiras principais aqui, as heroicas e as humilhantes, provavelmente poderia analisar em muitas outras categorias, mas essas duas são as mais interessantes no momento, quem sabe volto a analisar os outros tipos de mortes depois.

   A morte humilhante  é quando a morte do personagem normalmente é feita de maneira grotesca e brutal, não digo ter uma espada atravessada em sua barriga ou levar um tiro no peito, não, teria que ser algo como ser despedaçado e jogado para todos os lados ou sua cabeça explodir ou ter sua espinha arrancada pela garganta. Veja bem dois exemplos de mortes violentas e brutais que servem como uma "punição", em Mortal Kombat, simplesmente derrotar seu oponente não bastava, é necessário arrancar o coração do infeliz perdedor ou então serra-lo ao meio, quando se é o jogador que está realizando o fatality pode até ser divertido, mas eu garanto, não é divertido ver seu personagem ser escrotizado daquela maneira alem de estar sofrendo já o desgosto da derrota. Outro exemplo seria o filme Predados, veja bem, nesse tipo de filme só vai ter 2 sobreviventes no final, o protagonista e o seu possível interesse romântico, todo o resto vai morrer, nesse filme quase todos os personagens eram matadores cruéis e assassinos, com 2 excessões em particular, o russo e o japonês, cujo nomes não me lembro agora, mas vou falar deles depois quando for falar de mortes honradas, todos os outros morrem de maneira grotesca, o assassino do corredor da morte tem sua espinha arrancada pela coluna, o soldado africano é empalado vivo, e assim por diante, pois eles eram pessoas ruins e "mereciam" mortes humilhantes.

   Agora o que seria uma morte heroica?

Uma morte heroica é uma morte bem mais limpa, que não acontece em vão, normalmente morrendo para salvar outras vidas ou então impedindo um grande mal, um exemplo em jogo de RPG poderia ser um policial pulando na frente de uma bala para salvar um inocente, ou então um paladino que decide ficar para trás e ganhar tempo lutando contra o dragão, para que seus amigos tenham tempo de fugir. Como citei antes, no filme Predadores, o russo e o japonês são a excessão a regra da morte humilhante, o primeiro morre ao se explodir junto com um predador levando o inimigo junto, e o segundo tem um duelo, incrivelmente poético, com uma katana contra um predador e também mata o inimigo a custo de sua vida. Na morte de ambos seus corpos não foram destroçados, pelo menos não que tenha sido mostrado, não houve a humilhação de ter seus pedaços ou órgãos arrancados de maneira explicita, o russo pode explodir o que provavelmente iria jogar pedacinhos dele por todos os lados, mas tudo que se vê é um grande cogumelo de fogo e no caso do japonês ele sofre um ferimento mortal mas não há nada visceral em sua morte, ele apenas cai na grama, morto. Eles tiveram essas mortes porque se sacrificaram pela vida de outros personagens do filme, o primeiro voltou para salvar um dos companheiros que tinha ficado para trás, enquanto que o segundo decidiu ficar para trás para ganhar tempo para os outros companheiros fugirem.

   Depois de anos morrendo normalmente da maneira mais brutal possível, eu notei que se o meu personagem for morrer, que ele pelo menos morra de maneira legal e heroica, sem sofrer escrotização pelo mestre e ter que aguentar aquele momento Fatality e ter que ouvir a descrição de como o monstro despedaça e devora pedaço por pedaço daquele personagem que lhe era tão importante e trabalhou duro para leva-lo até aquele ponto. O motivo desse post é para dar uma sugestão a todos os mestres de RPG que venham a ler isso, a dica é: Se for matar seus jogadores, faça isso de uma maneira heroica e legal, para que eles pelo menos não pensem que o fim deles foi algo patético...

2 comentários:

  1. Eu tenho mais experiências com morte dos personagens dos outros do que dos meus (Dirty DM total). Eu sempre procuro - quando a morte é inevitavel - conduzir os personagens a morte heróica, sempre parecendo um sacrificio final pelos companheiros, mesmo que não sirva pra nada (ja que volta e meia é TPK - hehe brincadeira). Mas isto fica reservado a personagens que tenham personalidade e que tiveram alguma importância na história, porém, as vezes, alguns personagens que ficam apagados durante todo um ciclo de aventuras, se destaca exatamente na hora de sua morte, o que da mais dramaticidade e consequentemente mais diversão à mesa.

    Eventualmente, algum personagem morre por incrivel estupides ou displicencia, estas mortes não "merecem" ser tratadas heroicamente...

    ResponderExcluir
  2. Quando um personagem no meu jogo morre, eu evito ao máximo uma morte escrota, até se ele fizer algo idiota para merecer isto, eu prefiro matar de maneira não heroica mas nem escrota, só rápida, como uma flecha no peito ou um golpe de espada e PJ cai morto, não é o bastante para o pessoal se lembrar "nossa, lembra daquela vez que seu personagem se sacrificou pelo grupo? foi muito foda!". Mas também não vai ter jogadores rindo e falando: "lembra do seu PJ que morreu sendo sodomizado por um troll, foi muito ridículo" (sim já teve um jogador que morreu assim). Mas não dou recompensa a um jogador se ele não merecer isso.

    ResponderExcluir